KODU Game Lab Beta

22 de jan. de 2010

Postado por: GM-Kazi
KODU Game Lab é um excelente aplicativo que vai realizar o sonho de muitos usuários: criar seu próprio game tridimensional. A melhor parte disso tudo é que você não precisa editar uma linha sequer de código, tudo é feito utilizando ferramentas bem práticas e didáticas.
Embora ainda esteja na versão Beta, o programa se mostrou muito estável e com poucos bugs a serem arrumados até o aplicativo final. É possível criar jogos desde o começo ou finalizar alguns colocados como demonstração. Se você sempre quis brincar com desenvolvimento de games, não pode deixar de conferir.
Instalação e requerimentos
Antes de instalar o KODU Game Lab em seu computador é preciso que dois aplicativos estejam presentes na máquina: o XNA Framework e o .NET Framework 3.5, ambos também da Microsoft.
Tela inicial do programa
Com estes programas funcionando corretamente, a instalação do KODU Game Lab se torna muito simples e não exige nenhuma configuração avançada. Só é preciso ficar de olho na pasta em que o programa será instalado, pois isto pode interferir em algumas configurações no futuro.
O PROGRAMA
Interface do aplicativo
A própria interface do KODU Game Lab lembra um jogo tridimensional, trazendo um novo conceito de interatividade com o usuário. Efeitos visuais e sonoros não vão faltar nos menus e janelas de configurações do programa.
Lista com alguns atalhosO acesso às funcionalidades do programa é dividido entre o teclado e o mouse. Para o usuário não ficar perdido em meio a tantos comandos e atalhos, uma lista completa com todas as teclas e suas respectivas funções é exibida no topo da janela principal do KODU Game Lab, além de várias telas com dicas e sugestões.
Como utilizar

Barra de ferramentas e opções

O primeiro passo na utilização do KODU Game Lab é escolher entre começar um jogo do zero ou editar algum que já esteja presente no banco de dados no programa. Ter ideia da temática que o game vai seguir também ajuda muito na hora de construir cenários e personagens.
Alterando configurações do personagemA tela de edição do programa é muito simples e fácil de utilizar. Na parte inferir da janela há uma pequena barra de ferramentas com tudo o que é necessário para todos os itens de um jogão, desde personagens e cenário até animações e funções.
Para editar as configurações de um personagem já criado, basta clicar com o botão direito do mouse sobre ele e escolher uma entre as opções mostradas.

Programando os personagens

Os personagens são, sem dúvida, a parte principal de um jogo, mas para que possam pular, correr, atirar, se movimentar e interagir com o cenário é necessário programar eles. Com o KODU Games Lab é possível fazer isso sem mexer com uma linha de código sequer.
Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o personagem e escolhendo a opção “Program” (programar) o usuário tem acesso a uma tela que possibilita adicionar todo e qualquer movimento ou decisão a ser tomada por um personagem.
A programação segue o estilo “When... do...” (quando... faça), ou seja, você determina o que o personagem deve fazer quando ocorrer algum evento. Por exemplo:
Quando: a tecla direcional (para esquerda) do teclado for pressionada
Faça: ande para a esquerda.
Há uma lista com todos os movimentos e ações possíveis que o personagem pode ter em um jogo, basta escolher um dentre os itens e criar a combinação que desejar. Solte a imaginação e se divirta criando seu próprio game!
Programe o personagem de maneira simples
Requerimentos: Processador de 1.6 GHz, 1 GB de RAM, 2 GB livre em disco, Microsoft XNA Framework e .NET Framework 3.5 Windows XP, Vista ou 7
Versão: Free